Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/2826
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Física nas atividades rústicas aplicando a metodologia de Paulo Freire |
Autor(es)/Inventor(es): | Reis, Edson Dias |
Orientador: | Moreira, Lígia Farias |
Resumo: | Apresentamos as principais ideias de Paulo Freire e aplicamos sua essência no ensino de conceitos físicos. É importante frisar que alunos do ensino médio público estadual, em escolas de periferias não estão, na realidade, com o conhecimento no patamar desejado. Isso releva a importância da utilização de uma linguagem acessível a condição dos alunos. A questão da motivação, no ensino de física, pode ser desenvolvida utilizando a história da ciência, elementos do cotidiano e a descrição matemática. Em nosso trabalho simulamos uma escola de periferia, onde o público-alvo, na sua maioria, sobrevivem com atividades rústicas. Apresentamos, em uma tabela, alguns elementos motivadores, que são utensílios, geralmente, usados na prática de atividades rústicas. A seguir, montamos duas aulas, onde são desenvolvidos os conceitos físicos e a utilização de material citados nas atividades acima, para demonstração dos mesmos. |
Palavras-chave: | Ensino de física |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Nov-2006 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDReis.pdf | 4.81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.