Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2831
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desenvolvimento do hipertexto sobre eletromagnetismo baseado na proposta de ensino de GREF e em mapas conceituais
Autor(es)/Inventor(es): Freitas, Hugo Rogério Borges de
Orientador: Chaves, Francisco Artur Braun
Resumo: O uso no ambiente educacional das técnicas de disponibilização de informações proporcionadas pela Internet são irreversíveis e estudos nesta área podem levar ao melhor aproveitamento deste meio no processo de ensino-aprendizagem. Analisando as características básicas dos hipertextos e dos mapas conceituais, verifica-se que o primeiro armazena informações em nós que são conectados por ligações, enquanto que o segundo representa conceitos que são conectados através de subsunçores, desta foma a tradução de mapas conceituais em estruturas hipertextuais é facilitada. Partindo desta premissa, após a identificação de algumas metodologias que utilizam mapas conceituais como base para a elaboração do conteúdo do hipertexto, utilizou-se para verificar a aplicação destes conceitos o Educational Hyperdocuments Design Method (EHDM), usando como base conceitos de eletromagnetismo, focados no cotidiano, seguindo a proposta de ensino do GREF.
Palavras-chave: Eletromagnetismo
Tecnologia educacional
Hipertexto
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HRBFreitas.pdf3.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.