Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2858
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Wilma Machado Soares-
dc.contributor.authorQuintal, João Ricardo-
dc.date.accessioned2017-09-19T17:20:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:46Z-
dc.date.issued2003-01-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2858-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCampo magnéticopt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.titleUma proposta de ensino do conceito campo magnético utilizando aplicações do cotidianopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoApresenta uma proposta alternativa de ensino dos conceitos sobre o Magnetismo para os alunos do Ensino Médio. Destina-se também aos alunos do curso de Licenciatura em Física, bem como aos professores de Física do Ensino Médio. O trabalho baseia-se nas recomendações dos PCN e na teoria construtivista da Aprendizagem Significativa. O conteúdo do trabalha foi elaborado a partir de um levantamento de conhecimentos prévios de alunos do Colégio Impacto, em turmas de oitava série do Ensino Fundamental e da segunda série do Ensino Médio da rede de ensino particular, cujo objetivo principal foi investigar a relevância do tema na vida dos alunos. As sugestões de experiências, exemplos, perguntas e respostas a questões de vestibulares, que estabelecem vínculos entre a teoria e o cotidiano, foram obtidos como organizadores prévios de acordo com as diretrizes da teoria da aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JRQuintal.pdf12.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.