Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/2858
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Uma proposta de ensino do conceito campo magnético utilizando aplicações do cotidiano |
Autor(es)/Inventor(es): | Quintal, João Ricardo |
Orientador: | Santos, Wilma Machado Soares |
Resumo: | Apresenta uma proposta alternativa de ensino dos conceitos sobre o Magnetismo para os alunos do Ensino Médio. Destina-se também aos alunos do curso de Licenciatura em Física, bem como aos professores de Física do Ensino Médio. O trabalho baseia-se nas recomendações dos PCN e na teoria construtivista da Aprendizagem Significativa. O conteúdo do trabalha foi elaborado a partir de um levantamento de conhecimentos prévios de alunos do Colégio Impacto, em turmas de oitava série do Ensino Fundamental e da segunda série do Ensino Médio da rede de ensino particular, cujo objetivo principal foi investigar a relevância do tema na vida dos alunos. As sugestões de experiências, exemplos, perguntas e respostas a questões de vestibulares, que estabelecem vínculos entre a teoria e o cotidiano, foram obtidos como organizadores prévios de acordo com as diretrizes da teoria da aprendizagem significativa. |
Palavras-chave: | Campo magnético Ensino e Aprendizagem |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 1-Jan-2003 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JRQuintal.pdf | 12.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.