Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2858
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Uma proposta de ensino do conceito campo magnético utilizando aplicações do cotidiano
Autor(es)/Inventor(es): Quintal, João Ricardo
Tutor: Santos, Wilma Machado Soares
Resumen: Apresenta uma proposta alternativa de ensino dos conceitos sobre o Magnetismo para os alunos do Ensino Médio. Destina-se também aos alunos do curso de Licenciatura em Física, bem como aos professores de Física do Ensino Médio. O trabalho baseia-se nas recomendações dos PCN e na teoria construtivista da Aprendizagem Significativa. O conteúdo do trabalha foi elaborado a partir de um levantamento de conhecimentos prévios de alunos do Colégio Impacto, em turmas de oitava série do Ensino Fundamental e da segunda série do Ensino Médio da rede de ensino particular, cujo objetivo principal foi investigar a relevância do tema na vida dos alunos. As sugestões de experiências, exemplos, perguntas e respostas a questões de vestibulares, que estabelecem vínculos entre a teoria e o cotidiano, foram obtidos como organizadores prévios de acordo com as diretrizes da teoria da aprendizagem significativa.
Materia: Campo magnético
Ensino e Aprendizagem
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 1-ene-2003
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JRQuintal.pdf12.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.