Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2884
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Publicação customizada como ferramenta de marketing: o encontro do jornalismo com o marketing na revista TAM nas Nuvens
Autor(es)/Inventor(es): Shimada, Natália
Orientador: Barbosa, Gabriel Collares
Resumo: Estuda a utilização da publicação customizada como ferramenta de marketing pelas empresas. Tem como objetivo principal mostrar como o jornalismo e o marketing alcançam um equilíbrio na publicação e quais são os ingredientes editoriais, discursivos e visuais desta ferramenta. Para realizar tal análise, é utilizado um estudo de caso, a partir de uma publicação em particular: a revista TAM nas Nuvens, uma das ações do entretenimento de bordo da empresa TAM Linhas Aéreas. Nela, analisa-se como o marketing se utiliza dos elementos jornalísticos e vice-versa e como os discursos do marketing e do jornalismo se articulam para que o resultado desta mistura atinja os objetivos da marca: a construção, o reforço e a diferenciação da marca junto ao consumidor, para que se possa promover sua fidelização.
Palavras-chave: Jornalismo impresso
Marketing
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Jul-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SHIMADA, Natália. Publicação customizada como ferramenta de marketing: o encontro do jornalismo com o marketing na revista TAM nas Nuvens. 2010. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NShimada.pdf3.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.