Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2885
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: As dificuldades do ensino de física e uma proposta de mudança
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Patrícia Ellen Estevam
Advisor: Moreira, Lígia de Farias
Abstract: Reflexão sobre as dificuldades encontradas no Ensino de Física nos dias de hoje. Inicia-se fazendo uma análise do Ensino das Ciências no Ensino Fundamental, levantando seu contexto histórico, dando destaque para o modo como a Ciência tem sido trabalhada nas séries iniciais e o que se espera deste Ensino nessa etapa. Uma análise da Física no Ensino Médio também é feita, com um enfoque da situação atual deste ensino na educação brasileira e os principais atributos da formação dos docentes, bem como suas posturas diante dos problemas advindos do Ensino Fundamental. Com base no que se observa, segue-se uma proposta de mudança baseada na linha do construtivismo, onde o trabalho experimental, quando conduzido numa perspectiva em que, através da aprendizagem fundamental dos conteúdos científicos, os alunos possam desenvolver capacidades científicas necessárias para atuarem de um modo eficaz na sociedade em que estão inseridos, constitui um meio alternativo por excelência para propiciar mudanças e oportunidades de desenvolvimento. A comprovação da necessidade destas mudanças, bem como a estratégia estabelecida encontra-se no resultado da pesquisa de campo, onde alguns professores colocam suas experiências vivenciadas em sala de aula.
Keywords: Ensino de física
Construtivismo (Educação)
Experimentação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Department : Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jun-2003
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2885
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEEFerreira.pdf1,77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.