Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2885
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As dificuldades do ensino de física e uma proposta de mudança
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Patrícia Ellen Estevam
Orientador: Moreira, Lígia de Farias
Resumo: Reflexão sobre as dificuldades encontradas no Ensino de Física nos dias de hoje. Inicia-se fazendo uma análise do Ensino das Ciências no Ensino Fundamental, levantando seu contexto histórico, dando destaque para o modo como a Ciência tem sido trabalhada nas séries iniciais e o que se espera deste Ensino nessa etapa. Uma análise da Física no Ensino Médio também é feita, com um enfoque da situação atual deste ensino na educação brasileira e os principais atributos da formação dos docentes, bem como suas posturas diante dos problemas advindos do Ensino Fundamental. Com base no que se observa, segue-se uma proposta de mudança baseada na linha do construtivismo, onde o trabalho experimental, quando conduzido numa perspectiva em que, através da aprendizagem fundamental dos conteúdos científicos, os alunos possam desenvolver capacidades científicas necessárias para atuarem de um modo eficaz na sociedade em que estão inseridos, constitui um meio alternativo por excelência para propiciar mudanças e oportunidades de desenvolvimento. A comprovação da necessidade destas mudanças, bem como a estratégia estabelecida encontra-se no resultado da pesquisa de campo, onde alguns professores colocam suas experiências vivenciadas em sala de aula.
Palavras-chave: Ensino de física
Construtivismo (Educação)
Experimentação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2003
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEEFerreira.pdf1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.