Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2894
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Lentes: acoplando o conhecimento ao seu futuro |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Carlos Renato P. da |
Advisor: | Moreira, Ligia de Farias |
Abstract: | A tensão do papel do professor e definida como sendo o estado no qual o aluno apresenta uma necessidade de aprender para melhor se preparar. O interesse pelo tema se deu pela observação da falta de atenção dada pela maioria dos profissionais em não abordar a composição de lentes e espelhos. O presente estudo tem como objetivo identificar as implicações que envolvem o aluno em relação ao estudo da óptica e propor ações de ensino que auxiliem na formação do mesmo. Traia-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa na qual o aluno, após ter visto os conteúdos de espelhos e lentes, trabalha com composições dos mesmos em apenas uma aula de 1 h e 40 mim Consideramos esta aula extremamente útil, uma vez que constatamos, em cinco anos de magistério, a dificuldade de transposição destes conteúdos para equipamentos utilizados no dia a dia. A análise dos dados desvelou que esta aula foi fundamental para garantir um novo passo nuno ao conhecimento. Esta pesquisa foi realizada no Colégio Pinheiro, para a turma do segundo ano do Ensino Médio, com 35 alunos. |
Keywords: | Lentes Espelhos |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Aug-2003 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CRPSilava.pdf | 10.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.