Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2911
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A experiência da fonte de Heron no ensino médio
Author(s)/Inventor(s): Souza, Jorge Romero Monteiro de
Advisor: Soares, Vitorvani
Abstract: Esse trabalho procura discutir os conceitos de pressão, força e massa no ensino da Física aplicada ao ensino médio, empregando uma análise quantitativa de experimentos realizados em sala de aula. Realizando essa experiência, em sala de aula, procuramos focalizar pontos que frequentemente apresentam divergências entre os alunos, tais como o conceito de pressão e de força, diagnosticados por intermédio de questionário prévio aplicado aos alunos. Nessa proposta, não tratamos de elaborar novas listas de tópicos de conteúdo, e sim atender as ideias contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são a base do ensino atual, para que o conceito de pressão seja mais compreensível e de simples verificação. Além disso, essa experiência utiliza material de baixo custo, o que torna o experimento economicamente acessível as escolas de ensino médio.
Keywords: Conservação de energia
Ensino médio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2005
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jorge Romero 2005.pdf889.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.