Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/2912
Especie: | Dissertação |
Título : | A talha religiosa da segunda metade do século xix no Rio de Janeiro, através do seu artista maior, Antonio de Pádua e Castro |
Autor(es)/Inventor(es): | Fernandes, Cybele Vidal Neto |
Tutor: | Cunha, Almir Paredes |
Resumen: | Situa devidamente, na historiografia da Arte no Brasil, a figura do referido artista. Ao mesmo tempo, aborda os problemas da talha, naquela fase da nossa história, através da obra de Pádua e Castro, cuja produção é a mais expressiva do período. Impôs-se, como primeira etapa do trabalho, uma pesquisa histórico-documental, que nos permitisse inventariar toda a obra do artista. Entendendo que a arte é uma manifestação artística, oriunda de determinada prática cultural e que possui uma forma própria de falar do artista, do seu tempo e de sua sociedade, foram selecionadas determinadas informações e repensados fatos significativos que nos permitissem uma leitura melhor (ou nos aproximar) da sua linguagem, naquele tempo. Preliminarmente, uma reflexão sobre a técnica da talha, o seu papel no espaço religioso e a sua evolução estilística, em Portugal e no Brasil, pretenderam familiarizar o leitor com o tema a ser tratado. A descrição e análise iconográfica da obra do artista nos permitiram identificar o seu vocabulário formal e as tendências estilísticas reveladas ao longo de sua produção. |
Resumen: | Situate properly, in the historiagraphy of the Art in Brazil, the figure of the artist here in bef'ore mentioned. At the same time, it broaches the wood carving technic problems in that stage of the history, making use of the works of Pádua e Castro, whose production is the most expressive of that period. It was imperative, as first stage of the work, to realize an historical-documental research, which allow us to inventory the whole work of the artist. Realizing the art as an artistic manifestation, arised from the cultural practice, owning a particular way to express the ideas of the artist, accordinly to his time and the society, it was selected specific informations and remade considerations about expressive facts, in order to make it possible a better comprehension of (or bring us near to) the speech of that time. Preliminarly, it was conducted a reflection about the wood carving technic, its role in the religious scenery and its estilistic evolution, in Portugal and Brazil, with the intention to familiarize the reader with. the theme to be dealed with. The description and ichonographic analysis of his work allowed us to identify the formal vocabulary and the stylistict tendencies revealed along his production. |
Materia: | Arte Talha Século XIX Antônio de Pádua e Castro |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Unidade de producción: | Escola de Belas Artes |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | mar-1991 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Artes Visuais |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
415912 vol. I.pdf | 37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
415912 vol. II.pdf | 59.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.