Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2923
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : As dificuldades do ensino de física para surdos: proposta de ensino de ondas sonoras numa abordagem contextualizada
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Gabriel da Cruz
Tutor: Pimentel Junior, Roberto Affonso
Resumen: Discute e propõe soluções para as fragilidades do ensino de física para surdos, fazendo uso de recursos audiovisuais e propondo uma metodologia de ensino baseada na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, além de sugerir um roteiro de aula para introdução de conceitos de física relativos a ondas mecânicas, especificamente ondas sonoras como fator motivador. A estrutura desse trabalho é essencialmente dividida em: Breve história da surdez, onde são enfatizadas as lutas dos surdos ao longo dos séculos por direitos, algo primordial na compreensão da formação e complexidade de sua comunidade e métodos de ensino-aprendizagem; Fundamentação teórica, onde desenvolve-se o raciocínio e física relacionadas para a transmissão do conteúdo a estes alunos, como também informações sobre o ouvido humano; Metodologias de ensino, onde se propõe explicitar o método de ensino a ser utilizado e a intervenção pedagógica a ser aplicada; Considerações finais, onde a proposta é concatenar as informações e avaliar a execução deste trabalho.
Materia: Ensino de física
Ondas sonoras
Surdez
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ACUSTICA
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Gabriel da Cruz Ferreira 2016.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.