Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2942
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Abordagem da eletrodinâmica e da eletrônica elementar no ensino médio, com apoio de software para simulação eletrônica
Autor(es)/Inventor(es): Travassos, Paulo Cesar Baptista
Tutor: Moreira, Lígia de Farias
Resumen: O presente trabalho teve por finalidade ministrar um curso de eletrodinâmica simultaneamente com eletrônica elementar, com duração 48 aulas, sendo 4 tempos semanais, divididos 2 a 2, isto é, em períodos de 1 h 40 mim. A metodologia aplicada foi aulas com simulações em computadores, aulas teóricas, aulas de exercícios e aulas experimentais, visando um melhor aproveitamento dos alunos e aproximando-os do seu cotidiano. Neste curso foram utilizados computadores, um recurso com que muitas escolas hoje podem contar. O computador serviu para a simulação de circuitos eletrônicos com segurança e baixo custo, sendo utilizada a versão demo do software Electronic Workbench. O software fornece uma ótima visualização da geometria de um diagrama esquemático, de maneira simples. Foram sugeridas também algumas experiências de baixo custo para serem realizadas pelo professor elou pelos alunos. Para isto, houve a necessidade da utilização de técnicas básicas de confecção de circuitos impressos. No final do curso, os alunos escolheram dentre vários projetos propostos, a confecção de uma caixa acústica amplificada. Aproveitou-se para incentivar o uso da Internet, como complementação ao material teórico, visitando-se algumas páginas de fabricantes de alto-falantes, sugeridas pelo professor.
Materia: Eletrodinâmica
Eletrônica
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2002
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PCBTravassos.pdf8.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.