Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2972
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A sociedade do espetáculo nos portais de internet: um estudo de caso da globo.com
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Helena Rebello Coelho
Tutor: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumen: A expansão do acesso à internet e às informações dispostas na rede contribui para aumentar a audiência dos grandes portais de conteúdo variado. De notícias de economia a fofocas, passando por esporte e prestação de serviços sociais, essas plataformas alimentam vorazmente aquilo que Guy Debord classificou como sociedade do espetáculo. O objetivo deste estudo é mostrar como o portal Globo.com diagrama sua página principal e distribui o ― espaço nobre‖ entre suas macroeditorias – G1, Esportes e Entretenimento -, muitas vezes dando maior destaque a assuntos de menor relevância e abrangência – mas que darão mais cliques – em detrimento de outros com real importância e pertinência. Da mesma forma, demonstra a influência de uma boa imagem na concorrência interna por espaço na ― capa‖ do portal e na renovação das chamadas, além de apresentar as alternativas encontradas pelos editores das macroeditorias para publicar o conteúdo sensacional, atrair audiência e iniciar uma nova onda de navegação.
Materia: Sociedade do espetaculo
Marketing
Diagramação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 7-dic-2010
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GOMES, Helena Rebello Coelho. A sociedade do espetáculo nos portais de internet: um estudo de caso da globo. com. 2010. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
HGOMES.pdf1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.