Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2976
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?
Autor(es)/Inventor(es): Güttler, Julia Maços de Oliveira
Tutor: Tavares Junior, Frederico Augusto
Resumen: Analisa como a percepção ambiental, provocada por um alarmante cenário de catástrofes, impactou o comportamento empresarial nas últimas décadas, transformando a gestão dos negócios e a comunicação institucional. A metodologia adotada consistiu, inicialmente, em uma investigação exploratória e, por fim, no estudo de caso da Petrobras. O objeto de estudo utilizado para análise da empresa foram as capas da Revista Petrobras Magazine, edições 20-60. O trabalho investigou os paradoxos da comunicação de responsabilidade ambiental e até que ponto o discurso “verde” está sendo apropriado pelas empresas que usufruem desse argumento, no intuito de estimular seus lucros e sobreviver diante da demanda de stakeholders mais atentos aos condicionantes relativos à temática. O questionamento surge a partir da constatação de que o discurso da responsabilidade ambiental vem sendo cada vez mais apropriado pela publicidade de modo a estimular o consumo que, por sua vez, é uma das principais causas da degradação ambiental. Nesse sentido, a pesquisa fundamenta-se nas contradições que permeiam o discurso “verde” e avança na análise do papel da comunicação frente ao paradigma ambiental. O trabalho traz uma nova perspectiva da empresa Petrobras, apresentada por pesquisas de opinião como uma das mais responsáveis e admiradas no Brasil. Contraditoriamente, a monografia apontou que a companhia aplica em sua comunicação elementos que sugerem o uso de maquiagem verde, levando ao questionamento da visão usual da empresa.
Materia: Sustentabilidade
Responsabilidade social corporativa
Sociedade de consumo
Propaganda
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 7-jul-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GÜTTLER, Julia Maços de Oliveira. Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?. 2011. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOGuttler.pdf2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.