Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2976
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?
Autor(es)/Inventor(es): Güttler, Julia Maços de Oliveira
Orientador: Tavares Junior, Frederico Augusto
Resumo: Analisa como a percepção ambiental, provocada por um alarmante cenário de catástrofes, impactou o comportamento empresarial nas últimas décadas, transformando a gestão dos negócios e a comunicação institucional. A metodologia adotada consistiu, inicialmente, em uma investigação exploratória e, por fim, no estudo de caso da Petrobras. O objeto de estudo utilizado para análise da empresa foram as capas da Revista Petrobras Magazine, edições 20-60. O trabalho investigou os paradoxos da comunicação de responsabilidade ambiental e até que ponto o discurso “verde” está sendo apropriado pelas empresas que usufruem desse argumento, no intuito de estimular seus lucros e sobreviver diante da demanda de stakeholders mais atentos aos condicionantes relativos à temática. O questionamento surge a partir da constatação de que o discurso da responsabilidade ambiental vem sendo cada vez mais apropriado pela publicidade de modo a estimular o consumo que, por sua vez, é uma das principais causas da degradação ambiental. Nesse sentido, a pesquisa fundamenta-se nas contradições que permeiam o discurso “verde” e avança na análise do papel da comunicação frente ao paradigma ambiental. O trabalho traz uma nova perspectiva da empresa Petrobras, apresentada por pesquisas de opinião como uma das mais responsáveis e admiradas no Brasil. Contraditoriamente, a monografia apontou que a companhia aplica em sua comunicação elementos que sugerem o uso de maquiagem verde, levando ao questionamento da visão usual da empresa.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Responsabilidade social corporativa
Sociedade de consumo
Propaganda
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Jul-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GÜTTLER, Julia Maços de Oliveira. Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?. 2011. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOGuttler.pdf2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.