Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3062
Tipo: Dissertação
Título: Utilização de geotêxteis como reforço de aterros sobre solos moles
Autor(es)/Inventor(es): Palmeira, Ennio Marques
Orientador: Ortigão, José Alberto Ramalho
Resumo: No presente trabalho estudou-se a utilização de mantas geotêxteis como reforço de aterros rodoviários de baixa altura sobre solos moles. Inicialmente, são apresentados os tipos de geotêxteis usualmente empregados em obras de engenharia sendo, também, apresentados e discutidos os processos de confecção e as propriedades fisicas e mecânicas dos geotêxteis relevantes para esse tipo de problema. A previsão, por métodos teóricos, da influência da presença do geotêxtil na interface aterro x fundação, quer seja no aumento do fator de segurança contra a ruptura generalizada, quer seja na redução dos recalques superficiais da fundação é, também, analisada. A seguir, é apresentada e comentada a instrumentação instalada nas seções testes da estrada de acesso para a construção do Aterro II da Pesquisa de Aterros sobre Solos Compressíveis, do Instituto de Pesquisas Rodoviárias (IPR/ DNER). Em quatro das seis seções instrumentadas foi utilizado o geotêxtil do tipo não-tecido da marca Bidim fabricado pela RHODIA S/A, em diversas formas de instalação sobre a superfície da fundação. Finalmente, os resultados obtidos através da instrumentação foram analisados e comparados às previsões teóricas. Dessa análise pode-se concluir que a influência do geotêxtil na redução do consumo de material de aterro empregado é mais marcante quanto maiores forem as condições de ancoragem da manta geotêxtil. Isto ficou evidenciado pelas economias de 9.6% de material de aterro na seção com menor capacidade de ancoragem do geotêxtil e de 22.6% na seção com maior ancoragem do geotêxtil. Entretanto, constatou-se que, para as condições presentes na estrada de acesso, a utilização de geotêxtil como reforço só seria economicamente viável caso a redução de material de aterro atingisse valores superiores a 26%.
Resumo: This thesis presents a study on geotextile application for stabilizing low embankment roads constructed on weak foundation soils. A bibliography review on the main characteristics of some commercially available geotextiles, their physical and mechanical properties, usual manufacturing process and standard geotextile testing methods is presented. A review on geotextile application as reinforcement under the base of low embankment road is also made. A case history is presented on the construction of an instrumented field trial to evaluate geotextile efficiency as reinforcement under the base of an access road on soft ground. The field trial was carried out along the access road for the construction of a second large trial embankment on vertical drains. This experimental program was a part of a large research program sponsored by the Highway Research Institute (Brazil). Six text sections, in which geotextile type and installation method varied, were constructed. Measurements were compared with a section with no reinforcement and also compared with theorectical predictions. Measured geotextile performance, expressed in percent reduction in volume of fill material consumption, seems to vary between 9.6% to 22.6%, depending on the way the geotextile was laterally fixed. An economic evaluation considering fill material and fabric cost at test site, has shown that such a geotextile application would note be economically advantageous unless fill material savings were in excess 26% in volume.
Palavras-chave: Geotêxteis
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::MECANICAS DOS SOLOS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-1981
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

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