Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3082
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarros, Susana de Souza-
dc.contributor.authorPaixão, Alexsander Corrêa-
dc.date.accessioned2017-10-31T16:40:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:46Z-
dc.date.issued2001-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3082-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÓptica geométricapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem de conceitos da ótica geométrica: um módulo para professores e alunos da escola fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Chaves, Francisco Artur Braun-
dc.contributor.referee2Farias, Ligia Moreira-
dc.contributor.referee3Abritta, Teócrito-
dc.description.resumoCabe à escola motivar o aluno para que ele amplie sua capacidade de observar, refletir, elaborar hipóteses e analisar resultados. Nesse processo, busca-se desenvolver o raciocínio lógico e o espírito crítico, estabelecendo, sempre que possível, uma relação entre o dia a dia do aluno e os conceitos científicos que se pretende construir. Ao repensar o fazer na sala de aula, é importante que os professores percebam o educando como sujeito de sua ação, seu contexto socioeconômico-cultural, para propor, um trabalho educativo voltado para a realidade deste aluno, numa integração: aluno/família, educação/realidade, objetivos/aspiração pessoal. As expectativas que os professores consigam trabalhar objetivamente sob estas premissas são muito pequenas, porém necessárias para poder-se trabalhar sobre a base da realidade social do corpo discente hoje na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACPaixao.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.