Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/3082
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Ensino-aprendizagem de conceitos da ótica geométrica: um módulo para professores e alunos da escola fundamental |
Autor(es)/Inventor(es): | Paixão, Alexsander Corrêa |
Tutor: | Barros, Susana de Souza |
Resumen: | Cabe à escola motivar o aluno para que ele amplie sua capacidade de observar, refletir, elaborar hipóteses e analisar resultados. Nesse processo, busca-se desenvolver o raciocínio lógico e o espírito crítico, estabelecendo, sempre que possível, uma relação entre o dia a dia do aluno e os conceitos científicos que se pretende construir. Ao repensar o fazer na sala de aula, é importante que os professores percebam o educando como sujeito de sua ação, seu contexto socioeconômico-cultural, para propor, um trabalho educativo voltado para a realidade deste aluno, numa integração: aluno/família, educação/realidade, objetivos/aspiração pessoal. As expectativas que os professores consigam trabalhar objetivamente sob estas premissas são muito pequenas, porém necessárias para poder-se trabalhar sobre a base da realidade social do corpo discente hoje na escola. |
Materia: | Óptica geométrica Ensino fundamental Ensino e Aprendizagem |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA |
Unidade de producción: | Instituto de Física |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | ago-2001 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACPaixao.pdf | 2.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.