Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/3082
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Ensino-aprendizagem de conceitos da ótica geométrica: um módulo para professores e alunos da escola fundamental |
Autor(es)/Inventor(es): | Paixão, Alexsander Corrêa |
Orientador: | Barros, Susana de Souza |
Resumo: | Cabe à escola motivar o aluno para que ele amplie sua capacidade de observar, refletir, elaborar hipóteses e analisar resultados. Nesse processo, busca-se desenvolver o raciocínio lógico e o espírito crítico, estabelecendo, sempre que possível, uma relação entre o dia a dia do aluno e os conceitos científicos que se pretende construir. Ao repensar o fazer na sala de aula, é importante que os professores percebam o educando como sujeito de sua ação, seu contexto socioeconômico-cultural, para propor, um trabalho educativo voltado para a realidade deste aluno, numa integração: aluno/família, educação/realidade, objetivos/aspiração pessoal. As expectativas que os professores consigam trabalhar objetivamente sob estas premissas são muito pequenas, porém necessárias para poder-se trabalhar sobre a base da realidade social do corpo discente hoje na escola. |
Palavras-chave: | Óptica geométrica Ensino fundamental Ensino e Aprendizagem |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Ago-2001 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACPaixao.pdf | 2.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.