Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3088
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Maria Antonieta Teixeira de | - |
dc.contributor.author | Teimo, Valdeci | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-01T16:26:28Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:46Z | - |
dc.date.issued | 2000 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3088 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Método científico | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.title | O papel da observação na construção de um modelo científico: a flutuação dos corpos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Barros, Susana de Souza | - |
dc.description.resumo | Buscamos introduzir no ensino de Física da escola secundária, por meio de um vídeo didático de modelagem para o fenômeno do Empuxo, o conceito de Método Científico. A ideia é que através de elementos concretos presentes na observação, passemos à experimentação, à elaboração de hipóteses, testagem e posteriormente à generalização, quando então é possível que cheguemos a um nível de abstração que permita ao aluno, no futuro, discutir o fenômeno onde quer que ele esteja presente. Tendo como ponto de partida a observação da f1utuação de diferentes corpos, são apresentadas de forma explícita as diversas etapas que estruturam o que é conhecido como método científico, e como a sua utilização pode nós auxiliar na construção do conhecimento. Trata-se da produção completa de um vídeo didático num referencial que busca enfatizar o desenvolvimento do modelo científico e é uma suposição de que a ciência, quando tratada numa linguagem simples, é capaz de promover de forma satisfatória o desenvolvimento intelectual do aluno, podendo ainda funcionar como estímulo à descoberta, à compreensão dos fenômenos da natureza e do desenvolvimento de suas estruturas de raciocínio. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VTelmo.pdf | 2.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.