Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/3088
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | O papel da observação na construção de um modelo científico: a flutuação dos corpos |
Autor(es)/Inventor(es): | Teimo, Valdeci |
Tutor: | Almeida, Maria Antonieta Teixeira de |
Tutor : | Barros, Susana de Souza |
Resumen: | Buscamos introduzir no ensino de Física da escola secundária, por meio de um vídeo didático de modelagem para o fenômeno do Empuxo, o conceito de Método Científico. A ideia é que através de elementos concretos presentes na observação, passemos à experimentação, à elaboração de hipóteses, testagem e posteriormente à generalização, quando então é possível que cheguemos a um nível de abstração que permita ao aluno, no futuro, discutir o fenômeno onde quer que ele esteja presente. Tendo como ponto de partida a observação da f1utuação de diferentes corpos, são apresentadas de forma explícita as diversas etapas que estruturam o que é conhecido como método científico, e como a sua utilização pode nós auxiliar na construção do conhecimento. Trata-se da produção completa de um vídeo didático num referencial que busca enfatizar o desenvolvimento do modelo científico e é uma suposição de que a ciência, quando tratada numa linguagem simples, é capaz de promover de forma satisfatória o desenvolvimento intelectual do aluno, podendo ainda funcionar como estímulo à descoberta, à compreensão dos fenômenos da natureza e do desenvolvimento de suas estruturas de raciocínio. |
Materia: | Método científico Ensino de física |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Unidade de producción: | Instituto de Física |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2000 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VTelmo.pdf | 2.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.