Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3093
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Wilma Machado Soares | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Michelli Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-01T17:14:24Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:46Z | - |
dc.date.issued | 2000 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3093 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Eletrostática | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de ensino da eletrostática com aplicações no nosso cotidiano | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Proposta de ensino da eletrostática com aplicações ao nosso cotidiano. Aborda-se também a metodologia utilizada com um breve resumo sobre a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Foi elaborado um questionário sobre conhecimentos prévios. As perguntas foram aplicadas à 60 alunos do 3° ano da escola José Fonseca da rede particular de Ensino Médio e, por fim, foi realizada sua análise. A partir das respostas dos alunos montamos quatro experimentos: “Pêndulo Elétrico”, “Como Atrair a Água?”, “Eletroscópio de Folhas” e “Condutor ou Isolante?”. Estes experimentos foram utilizados para formar os organizadores prévios segundo a teoria de Ausubel. No trabalho são apresentados os aspectos teóricos referentes a carga elétrica e aos princípios gerais da eletrostática. São descritos materiais condutores e isolantes bem como os diversos processos de eletrização e sua medida por eletroscópios. Com o intuito de mostrar como os conceitos abstratos podem ser construídos concretamente a partir de situações reais, são apresentadas algumas aplicações como: “Limpeza do Ar”, “A Fotocopiadora”, “Blindagem Eletrostática”, Por que os Raios Existem?", “O Poder das Pontas” e “O Para-raios”. Esta proposta, que provavelmente será bem-sucedida quando transformada em realidade, servirá certamente para melhorar o ensino da eletrostática ao nível do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MSOliveira.pdf | 6.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.