Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3093
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Uma proposta de ensino da eletrostática com aplicações no nosso cotidiano
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Michelli Silva de
Tutor: Santos, Wilma Machado Soares
Resumen: Proposta de ensino da eletrostática com aplicações ao nosso cotidiano. Aborda-se também a metodologia utilizada com um breve resumo sobre a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Foi elaborado um questionário sobre conhecimentos prévios. As perguntas foram aplicadas à 60 alunos do 3° ano da escola José Fonseca da rede particular de Ensino Médio e, por fim, foi realizada sua análise. A partir das respostas dos alunos montamos quatro experimentos: “Pêndulo Elétrico”, “Como Atrair a Água?”, “Eletroscópio de Folhas” e “Condutor ou Isolante?”. Estes experimentos foram utilizados para formar os organizadores prévios segundo a teoria de Ausubel. No trabalho são apresentados os aspectos teóricos referentes a carga elétrica e aos princípios gerais da eletrostática. São descritos materiais condutores e isolantes bem como os diversos processos de eletrização e sua medida por eletroscópios. Com o intuito de mostrar como os conceitos abstratos podem ser construídos concretamente a partir de situações reais, são apresentadas algumas aplicações como: “Limpeza do Ar”, “A Fotocopiadora”, “Blindagem Eletrostática”, Por que os Raios Existem?", “O Poder das Pontas” e “O Para-raios”. Esta proposta, que provavelmente será bem-sucedida quando transformada em realidade, servirá certamente para melhorar o ensino da eletrostática ao nível do Ensino Médio.
Materia: Eletrostática
Ensino médio
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2000
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MSOliveira.pdf6.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.