Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3133
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Aquisição da língua escrita: o uso da cópia em livro didático de alfabetização
Author(s)/Inventor(s): Camberlin, Anna Carolina Reis
Advisor: Souza, Marta Lima de
Abstract: Analisa no livro didático de alfabetização “Vivenciando a Linguagem” as propostas de atividades que contemplam o uso da cópia como apoio a apropriação do sistema de escrita alfabético da Língua Portuguesa. Foram observadas mudanças ocorridas nas práticas de alfabetização, mais especificamente nas últimas três décadas, que envolvem o ensino da leitura e da escrita, motivadas por um ensino que contempla práticas construtivistas e interacionistas. Nesse sentido, busca-se compreender a incidência de atividades que envolvam copiar, e investigar a ocorrência de mudanças nos objetivos de tais propostas, visto haver uma inclinação para se alcançar práticas que contemplem o letramento e que consequentemente forçam a produção de novos materiais didáticos que de fato funcionem como importantes instrumentos de apoio pedagógico em vez de contribuírem com práticas que, mesmo frente aos avanços teóricos na área, ainda contribuam com a manutenção de práticas didáticas tradicionais nas formas de alfabetizar. Foi utilizada como metodologia uma revisão bibliográfica acerca da contextualização da cópia na alfabetização e do uso do livro didático como recurso metodológico, para então efetivamente, revisar e analisar o livro didático em questão.
Keywords: Educação infantil
Livro didático
Alfabetização
Letramento
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Nov-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CAMBERLIN, Anna Carolina. Aquisição da língua escrita: uma análise sobre o uso da cópia em livro didático de alfabetização. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACRCamberlin.pdf916.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.