Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3135
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Margareth Brainer de Queiroz | - |
dc.contributor.author | Santos, Eunice Pinheiro Ponciano dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-09T10:59:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:50Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Eunice Pinheiro Ponciano dos. A prática de um professor alfabetizador: indícios de letramento. 2015. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3135 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Currículo de ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | A prática de um professor alfabetizador: indícios de letramento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7920626340465336 | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando a discussão teórica e a vasta publicação acadêmica sobre a perspectiva de “Alfabetizar letrando”, assim como a grande produção de documentos curriculares, livros didáticos e materiais de apoio ao professor em sala de aula, este estudo teve por objetivo investigar e analisar os indícios de letramento na prática pedagógica de um professor alfabetizador pertencente à rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. A construção de dados da pesquisa se deu a partir das observações de aulas durante o primeiro semestre de 2013, ano em que foi realizado o estágio curricular supervisionado pela autora. Foi realizado acompanhamento de aulas por dezoito dias não consecutivos, cada dia com quatro horas de duração. As aulas foram gravadas em áudio com a permissão do professor regente e, posteriormente, transcritas e analisadas. A partir da análise dos dados foi possível evidenciar alguns indícios de letramento na prática do docente participante do estudo, muito embora elementos como sistematização, continuidade e consistência das abordagens em sala de aula nos leve a indagar o quanto o letramento tem sido de fato compreendido e assimilado por professores alfabetizadores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EPPSantos.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.