Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/3135
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A prática de um professor alfabetizador: indícios de letramento |
Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Eunice Pinheiro Ponciano dos |
Tutor: | Lima, Margareth Brainer de Queiroz |
Resumen: | Considerando a discussão teórica e a vasta publicação acadêmica sobre a perspectiva de “Alfabetizar letrando”, assim como a grande produção de documentos curriculares, livros didáticos e materiais de apoio ao professor em sala de aula, este estudo teve por objetivo investigar e analisar os indícios de letramento na prática pedagógica de um professor alfabetizador pertencente à rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. A construção de dados da pesquisa se deu a partir das observações de aulas durante o primeiro semestre de 2013, ano em que foi realizado o estágio curricular supervisionado pela autora. Foi realizado acompanhamento de aulas por dezoito dias não consecutivos, cada dia com quatro horas de duração. As aulas foram gravadas em áudio com a permissão do professor regente e, posteriormente, transcritas e analisadas. A partir da análise dos dados foi possível evidenciar alguns indícios de letramento na prática do docente participante do estudo, muito embora elementos como sistematização, continuidade e consistência das abordagens em sala de aula nos leve a indagar o quanto o letramento tem sido de fato compreendido e assimilado por professores alfabetizadores. |
Materia: | Alfabetização Letramento Currículo de ensino fundamental Prática de ensino |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2015 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SANTOS, Eunice Pinheiro Ponciano dos. A prática de um professor alfabetizador: indícios de letramento. 2015. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EPPSantos.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.