Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3144
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Mais educação: educação integral ou reforço escolar?
Author(s)/Inventor(s): Santos, Maysa Mary Paulo dos
Advisor: Leher, Roberto
Abstract: Investiga as propostas e finalidades educacionais presentes na implementação do Programa Mais Educação(PME) em quatro escolas municipais, abrangendo os municípios de Duque de Caxias e Queimados. A monografia objetiva trazer reflexões sobre o processo de implementação deste programa criado em 2007, que segundo o discurso oficial, teria as suas bases fundadas na concepção de educação integral, proposição problematizada por autores como (Cavaliere, 2002), que sustenta que o referido programa não institui uma nova dimensão temporal para as escolas, reorganizando o currículo, o plano de carreira dos docentes, redimensionando o espaço e a infraestrutura das escolas, limitando-se a atender parte dos estudantes (tidos como de baixo desempenho ou inseridos em programas de alívio à pobreza) de uma parte das escolas em atividades de contra turno, (notadamente, as de baixo (IDEB), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 que funciona como um indicador nacional dos índices e monitoramento da qualidade da Educação brasileira. A presente pesquisa, indaga sobre a finalidade do Programa nas escolas, particularizando a investigação sobre os saberes trabalhados nas oficinas do referido Mais Educação. O estudo foi realizado a partir dos dados coletados na pesquisa de campo pelas observações, entrevistas e questionários realizados com os sujeitos participantes do programa. Os resultados preliminares da pesquisa, confirmam que o programa não assegura efetiva articulação entre os saberes instituídos no turno regular e os saberes em circulação no contraturno.
Keywords: Ensino fundamental
Educação integral
Políticas públicas
Currículo de ensino fundamental
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 16-Sep-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Maysa Mary Paulo dos. Mais educação: educação integral ou reforço escolar?. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MMPSantos.pdf834.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.