Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3164
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Escola públicas: espaço de reprodução ou transformação?
Author(s)/Inventor(s): Santos, Rita de Cássia Silva dos
Advisor: Macedo, Jussara Marques de
Abstract: Tendo em vista uma realidade educacional, onde a escola se apresenta com uma proposta dualista, ou seja, uma educação diferenciada para a classe trabalhadora e outra para a classe dominante, nos propusemos a estudar de que maneira a escola pública brasileira vem contribuindo para a perpetuação desta lógica da reprodução. Nosso objetivo foi analisar a escola enquanto um Aparelho Ideológico do Estado (AIE) na medida em que reforça a exclusão social, contribuindo para a sociedade de classes. Para tal, tentamos utilizar o materialismo histórico dialético como metodologia da nossa pesquisa, uma vez que ele permite analisar a realidade além de sua aparência, entendendo o fenômeno através da sua essência. Como referencial empírico, tomamos por referência as Leis 5.692/71 e 9.394/96. Como resultado da pesquisa, verificamos que o Estado brasileiro, por meio da sua política de formação para a classe trabalhadora, reproduz as desigualdades de classe por meio da educação diferenciada. Concluímos que a educação está a serviço do capitalismo por meio da sua lógica excludente e desigual. Em contrapartida, apresentamos como alternativa, uma educação voltada para a emancipação humana, baseada na construção de uma sociedade efetivamente livre e igual.
Keywords: Escola pública
Educação e estado
Ideologia
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Department : Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 20-Oct-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Rita de Cássia Silva dos. Escola públicas: espaço de reprodução ou transformação?. 2015. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCSSantos.pdf606,03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.