Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3202
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Os conflitos do cotidiano escolar e perspectivas de mudança
Author(s)/Inventor(s): Santos, Ana Caroline da Costa do Amaral dos
Advisor: Scofano, Reuber Gerbassi
Abstract: Apresenta uma reflexão sobre o cotidiano escolar influenciado pela política e atual crise da ideologia capitalista existente na sociedade brasileira. Esta política através de órgãos internacionais utiliza a escola como mecanismo de dominação de classes, cria e modifica os documentos educacionais, gera exclusão e apropriação do conhecimento e riqueza a poucos, causando a crise da escola atual. Buscamos analisar os conflitos sociais, políticos e econômicos que estão relacionados e refletem na escola, para isso, precisamos olhar para sua formação a partir de sua história, e constatamos que esta nasceu atrelada a estes conflitos, portanto não foram criados a partir dela, porém dentro dela. A educação está ligada a vida em sociedade, e a escola é uma das formas de se promover a socialização. A partir desta constatação refletimos sobre a educação abrangendo o sistema escolar, a escola como ambiente, e a profissão docente, sabendo que estes são indissociáveis, mas, com interesse em propor estratégias e ações ao educador na sala de aula que possam contribuir para uma educação de qualidade, ética e cidadã, que supere toda crise estabelecida.
Keywords: Educação infantil
Políticas públicas
Socialização
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Department : Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Ana Caroline da Costa do Amaral dos. Os conflitos do cotidiano escolar e perspectivas de mudança. 2016. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3202
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACSantos.pdf457,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.