Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/3254
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender |
| Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Diane Aragão da |
| Orientador: | Kelman, Celeste Azulay |
| Resumo: | Investigação sobre como os alunos surdos aprendem em ambiente inclusivo. Tem como objetivo geral conhecer e descrever as dificuldades: do ensino aprendizagem; da inclusão; da formação inicial e continuada dos professores. Para tanto, pretende-se especificamente informar as teorias e metodologias aplicadas para solução das dificuldades; promover reflexões a respeito da formação de professores e sua formação continuada e difundir as práticas de inclusão frente ao preconceito e estigma. O público alvo deste trabalho abrange principalmente os educadores envolvidos com alunos de classes inclusivas, na qual hajam alunos surdos, mas também se direciona para todos os integrantes dessa comunidade escolar. A abordagem metodológica desenvolvida partiu da observação de casos que, em uma busca empírica de respostas, culminaram em uma profunda investigação sobre esses fenômenos dentro do seu contexto de realidade. O levantamento de dados foi construído a partir da pesquisa exploratória que envolve levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevista informal e estudo de caso. A análise dos resultados subsidiou-se no referencial teórico sociocultural, nos questionários e na entrevista realizada com os professores. Diferentes aspectos foram abordados, tais como o contexto da legislação a respeito do Surdo; o desenvolvimento do processo de inclusão no Brasil com seus preconceitos e estigmas; formação inicial e continuada e teoria e metodologia do Surdo envolvendo: identidade, intérprete, língua de sinais, bilinguismo, monolinguismo, desenvolvimento cognitivo, dentre outros. Os referenciais utilizados foram: Brasil, Gil, Goldfeld, Hoffman, Kelman, Lacerda, Lodi, Luckesi, Saraiva e Bruno Kanacilo Yagi, ex-colega da Pedagogia. |
| Palavras-chave: | Educação inclusiva Educação especial Surdo Formação de professores |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | Mar-2016 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | SILVA, Diane Aragão da. Educação inclusiva dos surdos: a dificuldade do professor ensinar e do aluno aprender. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DASilva.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.