Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3255
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moura, Ana Paula Abreu | - |
dc.contributor.author | Brito, Luana França de | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-06T18:54:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:53Z | - |
dc.date.issued | 2016-04 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Luana França de. Educação de jovens e adultos: diálogos sobre a formação do educador na UFRJ. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3255 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Currículos e programas | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos: diálogos sobre a formação do educador na UFRJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1749607244537249 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Elaine Constant Pereira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8152875687861200 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 | pt_BR |
dc.description.resumo | Reflete sobre a formação do educador, referente a Educação de Jovens e Adultos, que pretende tê-la como seu campo específico de atuação e pesquisar junto aos estudantes de licenciaturas, em sua maioria do curso de Pedagogia da UFRJ, as ausências de discussões sobre a modalidade sentidas no currículo. O embasamento teórico se deu a partir de levantamento bibliográfico de pesquisas realizadas, tendo essa área como tema caminhando pela afirmação da autenticidade dos direitos legais do “excluído” da EJA, a importância da resistência dos que lutam pela modalidade dentro das instituições públicas de educação superior (Soares, 2004) e entrando no mérito da identidade do sujeito da EJA (Arroyo, 2006). Foi realizado ainda uma pesquisa nos documentos legais e pareceres oriundos do Conselho Nacional de Educação. No que se refere a opção metodológica, a pesquisa, de origem qualitativa, buscou uma compreensão de como os alunos enxergam a inserção da EJA no contexto da formação superior, a partir de questionamentos pontuais realizados de forma direta e de resposta livre. A análise pautou-se em quatro perguntas que englobavam suposições, conhecimentos prévios, experiência adquirida, expectativas e conclusões acerca da contribuição do curso para com a formação acadêmica. Os resultados apontam para a necessidade de maior visibilidade da modalidade nos currículos de formação docente para que este possa efetivamente ser preparado para o atendimento das especificidades desta modalidade de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LFBrito.pdf | 670.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.