Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3255
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Educação de jovens e adultos: diálogos sobre a formação do educador na UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Brito, Luana França de
Orientador: Moura, Ana Paula Abreu
Resumo: Reflete sobre a formação do educador, referente a Educação de Jovens e Adultos, que pretende tê-la como seu campo específico de atuação e pesquisar junto aos estudantes de licenciaturas, em sua maioria do curso de Pedagogia da UFRJ, as ausências de discussões sobre a modalidade sentidas no currículo. O embasamento teórico se deu a partir de levantamento bibliográfico de pesquisas realizadas, tendo essa área como tema caminhando pela afirmação da autenticidade dos direitos legais do “excluído” da EJA, a importância da resistência dos que lutam pela modalidade dentro das instituições públicas de educação superior (Soares, 2004) e entrando no mérito da identidade do sujeito da EJA (Arroyo, 2006). Foi realizado ainda uma pesquisa nos documentos legais e pareceres oriundos do Conselho Nacional de Educação. No que se refere a opção metodológica, a pesquisa, de origem qualitativa, buscou uma compreensão de como os alunos enxergam a inserção da EJA no contexto da formação superior, a partir de questionamentos pontuais realizados de forma direta e de resposta livre. A análise pautou-se em quatro perguntas que englobavam suposições, conhecimentos prévios, experiência adquirida, expectativas e conclusões acerca da contribuição do curso para com a formação acadêmica. Os resultados apontam para a necessidade de maior visibilidade da modalidade nos currículos de formação docente para que este possa efetivamente ser preparado para o atendimento das especificidades desta modalidade de ensino.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Currículos e programas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BRITO, Luana França de. Educação de jovens e adultos: diálogos sobre a formação do educador na UFRJ. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFBrito.pdf670.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.