Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3259
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A importância do brincar como afirmação da infância no contemporâneo
Author(s)/Inventor(s): Souza, Letícia Silva
Advisor: Carneiro, Cristiana
Abstract: Aborda a temática do brincar como instrumento de afirmação da infância no contemporâneo. Tendo em vista as necessidades apresentadas da particularidade da infância ser valorizada e aceita em nossa sociedade, o principal objetivo desta pesquisa foi de discutir o caráter infantil, tendo como base o brincar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utilizou diferentes autores do âmbito educacional, social, filosófico e da Psicologia. O trabalho está organizado em três capítulos: o primeiro apresenta a construção do sentimento de infância na organização familiar, na escola e na sociedade como um todo, como forma de entender o início desse processo para, assim, termos base para entender o hoje. Em seguida, foi problematizada a infância no contemporâneo, refletindo sobre o consumo e as redes de informação geradas pela mídia e tecnologia que auxiliam na ideia de que a infância está desaparecendo. Por fim, o brincar aparece como um dos grandes meios de afirmar a particularidade da infância, mesmo no contemporâneo. Como conclusão, foi verificado que, apesar do acesso em massa à informações que garantem uma modificação no comportamento e no modo de agir das crianças, apenas fez surgir outras e novas infâncias, e não, seu desaparecimento. E que o brincar humanizador é essencial para dar respaldo a isso.
Keywords: Educação infantil
Brincadeiras
Infância
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Aug-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUZA, Letícia Silva. A importância do brincar como afirmação da infância do contemporâneo. 2016. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSSouza.pdf488.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.