Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3261
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Educação de jovens e adultos: permanência na EJA seus sentidos e desafios |
Author(s)/Inventor(s): | Parrião, Ivanildes Alves |
Advisor: | Guimarães, Daniela |
Abstract: | Pesquisa qualitativa, realizada com três alunas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) que frequentam as aulas com a mesma professora desde 2013. Seu objetivo principal é entender o que motiva a permanência desse pequeno grupo de alunas. Para isso foi elaborado um questionário semi estruturado com perguntas abertas e fechadas. A partir desse questionário e das observações de campo realizaram-se as discussões e análises. As discussões estão organizadas em dois capítulos: Um levantamento teórico sobre permanência e evasão dos sujeitos da EJA, onde utilizamos como referencial teórico a monografia (Alfabetizados/as na EJA as razões da permanência nos estudos) de Paula Oliveira. Em seguida, verificamos que haviam poucos trabalhos sobre permanência e uma grande quantidade sobre evasão, escolho fazer a pesquisa com as alunas. Procurando entender seus motivos e desafios para continuar na turma 191. Segundo capítulo, analisamos os questionários e as observações de campo discutindo junto com autores que abordam o tema da permanência e desafios da Educação de Jovens e Adultos. |
Keywords: | Educação de jovens e adultos Alfabetização |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2016 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | PARRIÃO, Ivanildes Alves. Educação de jovens e adultos: permanência seus sentidos e desafios. 2016. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IAParriao.pdf | 380.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.