Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3262
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Palma, Alexandre | - |
dc.contributor.author | Lima, Luana Abreu | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T19:27:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:53Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Luciana Abreu. A formação contínua do professor de educação infantil em arte. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3262 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada do professor | pt_BR |
dc.title | A formação contínua do professor de educação infantil em arte | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5950130493803442 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nogueira, Monique Andries | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7560951448803509 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5887497111241761 | pt_BR |
dc.description.resumo | Aborda a temática da formação contínua de professores em arte para o trabalho na educação infantil. Tendo em vista as necessidades apresentadas no cotidiano escolar na referida etapa de ensino e os diversos contextos que influenciam a formação cultural, em especial, nos cursos de Pedagogia, o principal objetivo desta pesquisa foi de discutir as possibilidades da formação contínua docente no tocante às linguagens artísticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumentos: estudo bibliográfico e análise de questionário aplicado aos professores cursistas do curso de especialização Docência na Educação Infantil. O trabalho está organizado em três capítulos: o primeiro apresenta a arte na educação infantil e as contribuições acerca do papel da arte no currículo escolar e em seguida os principais documentos de orientação elaborados pelo Ministério da Educação (MEC) nas últimas décadas. Em seguida, foi problematizada a formação cultural dos pedagogos, a partir da Teoria Crítica, utilizando principalmente o conceito de emancipação. Por fim, foi feita análise de dados e discutido as possibilidades da formação contínua. Como conclusão, foi apontada a necessidade de repensar o espaço da arte no curso de graduação de Pedagogia e a importância dos professores investirem em sua formação cultural continuamente, de forma a contribuir na ampliação cultural das crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LALima.pdf | 898.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.