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dc.contributor.advisorPalma, Alexandre-
dc.contributor.authorLima, Luana Abreu-
dc.date.accessioned2017-12-07T19:27:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, Luciana Abreu. A formação contínua do professor de educação infantil em arte. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3262-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectArte e educaçãopt_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.titleA formação contínua do professor de educação infantil em artept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5950130493803442pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Monique Andries-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7560951448803509pt_BR
dc.contributor.referee2Arenhart, Deise-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887497111241761pt_BR
dc.description.resumoAborda a temática da formação contínua de professores em arte para o trabalho na educação infantil. Tendo em vista as necessidades apresentadas no cotidiano escolar na referida etapa de ensino e os diversos contextos que influenciam a formação cultural, em especial, nos cursos de Pedagogia, o principal objetivo desta pesquisa foi de discutir as possibilidades da formação contínua docente no tocante às linguagens artísticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumentos: estudo bibliográfico e análise de questionário aplicado aos professores cursistas do curso de especialização Docência na Educação Infantil. O trabalho está organizado em três capítulos: o primeiro apresenta a arte na educação infantil e as contribuições acerca do papel da arte no currículo escolar e em seguida os principais documentos de orientação elaborados pelo Ministério da Educação (MEC) nas últimas décadas. Em seguida, foi problematizada a formação cultural dos pedagogos, a partir da Teoria Crítica, utilizando principalmente o conceito de emancipação. Por fim, foi feita análise de dados e discutido as possibilidades da formação contínua. Como conclusão, foi apontada a necessidade de repensar o espaço da arte no curso de graduação de Pedagogia e a importância dos professores investirem em sua formação cultural continuamente, de forma a contribuir na ampliação cultural das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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