Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3262
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A formação contínua do professor de educação infantil em arte
Author(s)/Inventor(s): Lima, Luana Abreu
Advisor: Palma, Alexandre
Abstract: Aborda a temática da formação contínua de professores em arte para o trabalho na educação infantil. Tendo em vista as necessidades apresentadas no cotidiano escolar na referida etapa de ensino e os diversos contextos que influenciam a formação cultural, em especial, nos cursos de Pedagogia, o principal objetivo desta pesquisa foi de discutir as possibilidades da formação contínua docente no tocante às linguagens artísticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumentos: estudo bibliográfico e análise de questionário aplicado aos professores cursistas do curso de especialização Docência na Educação Infantil. O trabalho está organizado em três capítulos: o primeiro apresenta a arte na educação infantil e as contribuições acerca do papel da arte no currículo escolar e em seguida os principais documentos de orientação elaborados pelo Ministério da Educação (MEC) nas últimas décadas. Em seguida, foi problematizada a formação cultural dos pedagogos, a partir da Teoria Crítica, utilizando principalmente o conceito de emancipação. Por fim, foi feita análise de dados e discutido as possibilidades da formação contínua. Como conclusão, foi apontada a necessidade de repensar o espaço da arte no curso de graduação de Pedagogia e a importância dos professores investirem em sua formação cultural continuamente, de forma a contribuir na ampliação cultural das crianças.
Keywords: Educação infantil
Arte e educação
Formação continuada do professor
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Luciana Abreu. A formação contínua do professor de educação infantil em arte. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LALima.pdf898.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.