Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/3262
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A formação contínua do professor de educação infantil em arte |
Autor(es)/Inventor(es): | Lima, Luana Abreu |
Orientador: | Palma, Alexandre |
Resumo: | Aborda a temática da formação contínua de professores em arte para o trabalho na educação infantil. Tendo em vista as necessidades apresentadas no cotidiano escolar na referida etapa de ensino e os diversos contextos que influenciam a formação cultural, em especial, nos cursos de Pedagogia, o principal objetivo desta pesquisa foi de discutir as possibilidades da formação contínua docente no tocante às linguagens artísticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumentos: estudo bibliográfico e análise de questionário aplicado aos professores cursistas do curso de especialização Docência na Educação Infantil. O trabalho está organizado em três capítulos: o primeiro apresenta a arte na educação infantil e as contribuições acerca do papel da arte no currículo escolar e em seguida os principais documentos de orientação elaborados pelo Ministério da Educação (MEC) nas últimas décadas. Em seguida, foi problematizada a formação cultural dos pedagogos, a partir da Teoria Crítica, utilizando principalmente o conceito de emancipação. Por fim, foi feita análise de dados e discutido as possibilidades da formação contínua. Como conclusão, foi apontada a necessidade de repensar o espaço da arte no curso de graduação de Pedagogia e a importância dos professores investirem em sua formação cultural continuamente, de forma a contribuir na ampliação cultural das crianças. |
Palavras-chave: | Educação infantil Arte e educação Formação continuada do professor |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2016 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | LIMA, Luciana Abreu. A formação contínua do professor de educação infantil em arte. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LALima.pdf | 898.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.