Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3365
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil
Author(s)/Inventor(s): Souza, Fernanda Guerra de
Advisor: Oliveira, Fernanda Hamann de
Abstract: Observa os desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à Educação Infantil. Para isso buscamos nos aprofundar sobre o intuito de entender melhor como o processo se dá em relação ao impacto emocional e social das crianças e adultos envolvidos. Desenvolvemos uma pesquisa com educadoras, responsáveis e crianças de 3 a 4 anos na Escola Municipal Rachel de Queiroz e iniciamos uma análise sobre a organização escolar, o preparo teórico dos profissionais e o acolhimento dos alunos durante o processo de inserção escolar. Também refletimos sobre recursos utilizados neste processo, com base em conceitos como separação e objetos transicionais. Para fundamentação teórica utilizamos conceitos de autores como: Freud, Winnicott, Sanches, Balaban, Freire, dentre outros.
Keywords: Educação Infantil
Prática de ensino
Brincadeiras
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Nov-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUZA, Fernanda Guerra de. Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FGSouza.pdf802.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.