Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/3365
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil |
| Autor(es)/Inventor(es): | Souza, Fernanda Guerra de |
| Orientador: | Oliveira, Fernanda Hamann de |
| Resumo: | Observa os desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à Educação Infantil. Para isso buscamos nos aprofundar sobre o intuito de entender melhor como o processo se dá em relação ao impacto emocional e social das crianças e adultos envolvidos. Desenvolvemos uma pesquisa com educadoras, responsáveis e crianças de 3 a 4 anos na Escola Municipal Rachel de Queiroz e iniciamos uma análise sobre a organização escolar, o preparo teórico dos profissionais e o acolhimento dos alunos durante o processo de inserção escolar. Também refletimos sobre recursos utilizados neste processo, com base em conceitos como separação e objetos transicionais. Para fundamentação teórica utilizamos conceitos de autores como: Freud, Winnicott, Sanches, Balaban, Freire, dentre outros. |
| Palavras-chave: | Educação Infantil Prática de ensino Brincadeiras |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
| Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | Nov-2016 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | SOUZA, Fernanda Guerra de. Desafios e recursos utilizados no processo de adaptação à educação infantil. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FGSouza.pdf | 802.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.