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http://hdl.handle.net/11422/3383
Type: | Dissertação |
Title: | Instabilidade e sensibilidade de cascas cilíndricas circunferencialmente enrijecidas |
Author(s)/Inventor(s): | Gonçalves, Paulo Batista |
Advisor: | Batista, Ronaldo Carvalho |
Abstract: | Uma análise da carga crítica e da sensibilidade a imperfeições de cascas cilíndricas enrijecidas por anéis sob pressão externa é aqui apresentada. A sensibilidade a imperfeições é avaliada em função do comportamento pós-crítico inicial da estrutura, determinado através da Teoria Geral da Estabilidade devida a Koiter. O estudo é restrito aos casos onde os enrijecedores são de tal modo espaçados que o colapso local da casca é predominante. Os enrijecedores são esbeltos e igualmente espaçados e leva-se em conta o efeito da rigidez torsional e flexional dos mesmos sobre o comportamento da estrutura. É desenvolvido um estudo paramétrico com a finalidade de determinar a influência dos parâmetros geométricos, tanto da casca quanto dos anéis, sobre a carga crítica e a sensibilidade a imperfeições. A boa correlação entre resultados experimentais relatados na literatura, recomendações de normas e os resultados teóricos aqui obtidos parecem indicar que estes últimos podem ser usados com segurança no dimensionamento destas estruturas, constituindo em certos casos paramétricos uma base para futuras recomendações de projeto. |
Abstract: | An analysis of the buckling load and the imperfection-sensitivity of ring stiffened cylinders under external pressure is presented. Koiter's general post-buckling theory provides the basis to estimate the imperfection-sensitivity by relating it to the initial post-buckling behavior of the perfect structure. Attention is restricted to cases in which the stiffeners are sufficiently widely spaced for local buckling to be the predominant mode. The stiffeners are light and equally spaced and their bending and torsional stiffness are taken into account. A parametric study was developed and the effect of shell and ring geometric parameters on the buckling load and imperfection-sensitivity was evaluated. Theoretical predictions are compared with available test results and recommended design curves and it is shown that the results here obtained are in good agreement with experimental results. The presented theoretical approach could serve then as a guideline for adequated choice of geometric parameters for design. |
Keywords: | Engenharia Civil |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Mar-1983 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia Civil |
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