Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/348
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise da disciplina de normalização nas grades curriculares dos cursos de Biblioteconomia em âmbito federal do país
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Janaína de Matos Tavares
Tutor: Alves, Nadir Ferreira
Resumen: Apresenta uma análise acerca das disciplinas que contém conteúdo referente à normalização de documentos, oferecidas nos cursos de graduação em Biblioteconomia em instituições federais de ensino (IFES) no país. Inicialmente, é apresentada a diferença semântica entre as palavras “normalização” e “normatização” a fim de estabelecer uma nomenclatura correta para a disciplina. As informações foram colhidas através dos dados disponíveis nas grades curriculares desses cursos nos websites das universidades, sendo, algumas delas, disponibilizadas para a pesquisa através de contato por e-mail. Além disso, utilizaram-se também os projetos pedagógicos, as ementas das disciplinas bem como a ferramenta de busca Google. Foram utilizados critérios de comparação, tais como: nomenclatura das disciplinas, carga horária atribuída, período em que é ministrada e se é obrigatória ou optativa. Aborda também o papel do bibliotecário como normalizador de documentos baseado na importância que tem a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A diversidade das terminologias encontradas pela pesquisa também são apresentadas, bem como as universidades que oferecem a disciplina de forma optativa ou obrigatória.
Materia: Normalização
Bibliotecário
ABNT
Universidades Federais
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 6-jun-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Projeto 2_versão final_CD.pdf870.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.