Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3581
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Análise do uso do Twitter no jornalismo contemporâneo: a configuração da notícia na rede social |
Author(s)/Inventor(s): | Soares, Ana Paula Muller |
Advisor: | Luz, Cristina Rego Monteiro da |
Abstract: | Análise do uso do serviço de mensagens Twitter no jornalismo contemporâneo. De acordo com levantamento recente, a nova plataforma tem sido mais utilizada para a troca de informações do que para a troca de mensagens. Esta dimensão utilitária e funcional faz com que o Twitter seja considerado um jornal mundial em tempo real. Seu uso como ferramenta de trabalho tornou-se efetivo no cotidiano do jornalista, reorganizando a estrutura de produção das redações. Será apresentada sua utilização em três veículos de grande audiência no Rio de Janeiro: o telejornal RJTV da Rede Globo, o jornal O Dia e a rádio BandNews. A rotina de apuração e produção da notícia que é publicada no Twitter será apresentada neste novo cenário. A partir daí, são discutidas soluções positivas e problemas encontrados por parte dos profissionais que utilizam o serviço na prática jornalística. |
Keywords: | Twitter Redes sociais Jornalismo online |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 6-Jul-2012 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SOARES, Ana Paula Muller. Análise do uso do Twitter no jornalismo contemporâneo: a configuração da notícia na rede social. 2012. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ASoares.pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.