Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3581
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise do uso do Twitter no jornalismo contemporâneo: a configuração da notícia na rede social
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Ana Paula Muller
Tutor: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumen: Análise do uso do serviço de mensagens Twitter no jornalismo contemporâneo. De acordo com levantamento recente, a nova plataforma tem sido mais utilizada para a troca de informações do que para a troca de mensagens. Esta dimensão utilitária e funcional faz com que o Twitter seja considerado um jornal mundial em tempo real. Seu uso como ferramenta de trabalho tornou-se efetivo no cotidiano do jornalista, reorganizando a estrutura de produção das redações. Será apresentada sua utilização em três veículos de grande audiência no Rio de Janeiro: o telejornal RJTV da Rede Globo, o jornal O Dia e a rádio BandNews. A rotina de apuração e produção da notícia que é publicada no Twitter será apresentada neste novo cenário. A partir daí, são discutidas soluções positivas e problemas encontrados por parte dos profissionais que utilizam o serviço na prática jornalística.
Materia: Twitter
Redes sociais
Jornalismo online
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 6-jul-2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SOARES, Ana Paula Muller. Análise do uso do Twitter no jornalismo contemporâneo: a configuração da notícia na rede social. 2012. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ASoares.pdf1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.