Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/365
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A influência da música de filme na narrativa da Chaplin |
Autor(es)/Inventor(es): | Costa, Jaqueline Valles |
Orientador: | Capeller, Ivan |
Resumo: | Estudo sobre a maneira como a música de filme interage com a imagem, para realizar uma melhor transmissão do conteúdo das produções cinematográficas, tendo como referência a obra de Charles Chaplin. Para isso foram analisados três filmes neste trabalho: Luzes da Cidade, Tempos Modernos e O Grande Ditador, que correspondem ao período de transição do autor do cinema mudo para o cinema sonoro. Dessa forma, é possível perceber as mudanças nas técnicas de composição e edição da música de filme, e também como a música deixou de ser o principal recurso sonoro, tendo de se adaptar com a chegada de outros tipos de recurso, como a fala, por exemplo. Ainda assim, no decorrer do trabalho, percebe-se que a música não foi esquecida, mas sim ganhou uma outra maneira de influenciar o espectador a penetrar no mundo do cinema. |
Palavras-chave: | Cinema Música Imagem Chaplin |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
Unidade produtora: | Escola de Comunicação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 1-Jul-2009 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | COSTA, Jaqueline Valles. A Influência da Música de Filme na Narrativa de Chaplin. 2009. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
Aparece nas coleções: | Comunicação - Radialismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Chaplin 4.pdf | 366.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.