Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3674
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFreire Filho, João-
dc.contributor.authorGomes, Thaís de Brito-
dc.date.accessioned2018-03-01T18:24:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:23Z-
dc.date.issued2011-12-05-
dc.identifier.citationGOMES, Thaís de Brito. Mídia e juventude: uma análise do caderno "Megazine", do jornal "O Globo". 2011. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3674-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectCaderno Megazinept_BR
dc.subjectO Globo (jornal)pt_BR
dc.titleMídia e juventude: uma análise do caderno "Megazine", do jornal "O Globo"pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Cristiane Henriques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145pt_BR
dc.contributor.referee2Strozenberg, Ilana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482pt_BR
dc.description.resumoAnalisa a construção de identidades juvenis a partir dos discursos orquestrados pela mídia, especificamente pelo caderno teen “Megazine” – publicado pelo jornal “O Globo” – nas edições veiculadas entre dezembro/2010 e agosto/2011. Diante da diversidade de aspectos possíveis para este estudo, optei por pesquisar como a juventude é retratada na publicação a partir de três pontos centrais: perfil do leitor, o incentivo do caderno à participação juvenil através da interação com os perfis mantidos em três redes sociais na internet (Twitter, Orkut e Facebook) e, por fim, o jovem como produtor de conteúdo por meio do “Conselho Editorial Jovem”. Ao examinar esses três campos, evidencia-se como o jornal enxerga o adolescente, mostrando quais concepções de juventude ele privilegia ou rechaça, a fim de entender o papel desempenhado pela mídia na formatação de discursos para os jovens contemporâneos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TGomes.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.