Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3674
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Freire Filho, João | - |
dc.contributor.author | Gomes, Thaís de Brito | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-01T18:24:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:23Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-05 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Thaís de Brito. Mídia e juventude: uma análise do caderno "Megazine", do jornal "O Globo". 2011. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3674 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Caderno Megazine | pt_BR |
dc.subject | O Globo (jornal) | pt_BR |
dc.title | Mídia e juventude: uma análise do caderno "Megazine", do jornal "O Globo" | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6936704860361247 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Cristiane Henriques | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8352428563251145 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Strozenberg, Ilana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0352176322106482 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa a construção de identidades juvenis a partir dos discursos orquestrados pela mídia, especificamente pelo caderno teen “Megazine” – publicado pelo jornal “O Globo” – nas edições veiculadas entre dezembro/2010 e agosto/2011. Diante da diversidade de aspectos possíveis para este estudo, optei por pesquisar como a juventude é retratada na publicação a partir de três pontos centrais: perfil do leitor, o incentivo do caderno à participação juvenil através da interação com os perfis mantidos em três redes sociais na internet (Twitter, Orkut e Facebook) e, por fim, o jovem como produtor de conteúdo por meio do “Conselho Editorial Jovem”. Ao examinar esses três campos, evidencia-se como o jornal enxerga o adolescente, mostrando quais concepções de juventude ele privilegia ou rechaça, a fim de entender o papel desempenhado pela mídia na formatação de discursos para os jovens contemporâneos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TGomes.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.