Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3674
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Mídia e juventude: uma análise do caderno "Megazine", do jornal "O Globo" |
Author(s)/Inventor(s): | Gomes, Thaís de Brito |
Advisor: | Freire Filho, João |
Abstract: | Analisa a construção de identidades juvenis a partir dos discursos orquestrados pela mídia, especificamente pelo caderno teen “Megazine” – publicado pelo jornal “O Globo” – nas edições veiculadas entre dezembro/2010 e agosto/2011. Diante da diversidade de aspectos possíveis para este estudo, optei por pesquisar como a juventude é retratada na publicação a partir de três pontos centrais: perfil do leitor, o incentivo do caderno à participação juvenil através da interação com os perfis mantidos em três redes sociais na internet (Twitter, Orkut e Facebook) e, por fim, o jovem como produtor de conteúdo por meio do “Conselho Editorial Jovem”. Ao examinar esses três campos, evidencia-se como o jornal enxerga o adolescente, mostrando quais concepções de juventude ele privilegia ou rechaça, a fim de entender o papel desempenhado pela mídia na formatação de discursos para os jovens contemporâneos. |
Keywords: | Identidade cultural Juventude Caderno Megazine O Globo (jornal) |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 5-Dec-2011 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | GOMES, Thaís de Brito. Mídia e juventude: uma análise do caderno "Megazine", do jornal "O Globo". 2011. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TGomes.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.