Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/3699
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O boom de museus interativos no Rio de Janeiro: linguagem e democratização da cultura
Autor(es)/Inventor(es): Menezes, Natassja
Tutor: Parente, André de Souza
Resumen: Aborda a popularização de museus interativos no Rio de Janeiro, com a construção até 2016 do Museu da Imagem e do Som, Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã e Museu Olímpico Brasileiro. O objetivo é investigar o porquê da predominância do formato, suas vantagens e riscos. Igualmente discutir a linguagem museológica pelo ponto de vista da Comunicação Social, com o intuito maior de viabilizar e estimular a democratização da cultura. Esclarecer ainda a relação entre a interatividade nos museus e a cibercultura, as novas tecnologias, costumes e percepção do indivíduo no mundo contemporâneo. A metodologia inclui entrevistas, visita a museus e levantamento bibliográfico, com destaque para Bourdieu, Lévy, Parente, Castro, Cavalcanti e os livros baseados nos Seminários Internacionais do Museu Histórico Nacional. Embora o formato interativo não seja inédito na cidade, o boom é um tema atual sobre o qual ainda não foram encontrados artigos, tornando ainda mais pertinente a presente pesquisa.
Palabras clave : Museus
Democratização da cultura
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editorial : Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 18-nov-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MENEZES, Natassja. O boom de museus interativos no Rio de Janeiro: linguagem e democratização da cultura. 2011. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
URI : http://hdl.handle.net/11422/3699
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NOMenezes.pdf806,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.