Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3699
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O boom de museus interativos no Rio de Janeiro: linguagem e democratização da cultura
Autor(es)/Inventor(es): Menezes, Natassja
Orientador: Parente, André de Souza
Resumo: Aborda a popularização de museus interativos no Rio de Janeiro, com a construção até 2016 do Museu da Imagem e do Som, Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã e Museu Olímpico Brasileiro. O objetivo é investigar o porquê da predominância do formato, suas vantagens e riscos. Igualmente discutir a linguagem museológica pelo ponto de vista da Comunicação Social, com o intuito maior de viabilizar e estimular a democratização da cultura. Esclarecer ainda a relação entre a interatividade nos museus e a cibercultura, as novas tecnologias, costumes e percepção do indivíduo no mundo contemporâneo. A metodologia inclui entrevistas, visita a museus e levantamento bibliográfico, com destaque para Bourdieu, Lévy, Parente, Castro, Cavalcanti e os livros baseados nos Seminários Internacionais do Museu Histórico Nacional. Embora o formato interativo não seja inédito na cidade, o boom é um tema atual sobre o qual ainda não foram encontrados artigos, tornando ainda mais pertinente a presente pesquisa.
Palavras-chave: Museus
Democratização da cultura
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Nov-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MENEZES, Natassja. O boom de museus interativos no Rio de Janeiro: linguagem e democratização da cultura. 2011. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOMenezes.pdf806.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.