Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3711
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Televisão nos cadernos de cultura: um estudo de caso do caderno b do Jornal do Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Gonzalez, Raquel Moreira Azalim
Orientador: Travancas, Isabel Siqueira
Resumo: Examina o espaço conquistado pela televisão nos suplementos culturais dos jornais. A análise foi feita a partir de dezenove edições do Caderno B, do Jornal do Brasil, um dos primeiros cadernos de cultura brasileiros. Foram selecionadas dez edições dos anos 1960, quando a audiência televisiva ainda se formava, e nove – a edição de 2009 estava indisponível – da década de 2000. A TV foi implantada de forma pioneira no país em 1950 e, após passar por processo de modernização e popularização, nas décadas de 1960 e 1970, vê sua audiência crescer, atrai um número cada vez maior de verbas publicitárias e ocupa seu espaço como grande veículo de massa brasileiro. Apesar dos altos índices alcançados no Ibope, qual o espaço que a televisão realmente passou a ocupar nos cadernos culturais? Esta análise é feita a partir de obras de autores como Ana Paula Goulart e Arlindo Machado.
Palavras-chave: Televisão
Jornalismo cultural
Jornal do Brasil (jornal)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GONZALEZ, Raquel Moreira Azalim. Televisão nos cadernos de cultura: um estudo de caso do caderno b do Jornal do Brasil. 2011. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMAGonzalez.pdf2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.